Como fazer uma decoração certeira para sua quitinete

Viver numa quitinete é uma opção muito procurada por jovens solteiros, principalmente estudantes, sendo também uma solução para casais que iniciam sua vida em conjunto. Por se tratar de um imóvel de dimensões muito reduzidas, normalmente composto por dois ou três cômodos, sua decoração pode ser um verdadeiro e absoluto desafio.

quitinete decoracao harmoniosa cores claras

Decoração harmoniosa em uma quitinete

A quitinete deve estar totalmente funcional, incluindo todos os elementos obrigatórios como qualquer casa comum. Se torna assim necessário criar ambientes simples e de forma harmoniosa que incluam quarto, cozinha e sala num mesmo espaço. E a primeira dica é sobre a utilização de cores. Para o geral se devem preferir as cores claras, pois elas dão ideia de existir uma área maior, e deixar as cores mais fortes apenas para alguns artigos decorativos, como molduras, quadros, entre outros detalhes.

quitinete cores claras para espaco parecer maior

Cores claras na quitinete dão a impressão do espaço parecer maior

Em relação aos móveis, o segredo é simplificar, tendo em conta que existe pouco espaço. Os móveis devem ser práticos e facilitar a circulação, e isso se verifica por exemplo na escolha de roupeiros com portas de correr. O mesmo para os eletrodomésticos, pois uma TV em painel, que fique numa parede, ajuda a ganhar um pouco mais de espaço.
Se o espaço tem apenas uma janela, uma forma de conseguir transmitir a existência de mais amplitude é a colocação de uma cortina tapando toda a parede, de um lado ao outro e do teto ao chão.

quitinete cortinas completas amplitude ao espaco

Cortinas completas para a quitinete

Criar ambientes distintos é também muito importante para deixar a decoração mais charmosa e elegante. Ao dividir espaços, opte por elementos leves, como por exemplo uma estante, que servirá também como arrumação, otimizando o pouco espaço disponível. Uma estante vazada é a melhor opção, pois não cria a barreira visual que tornaria o espaço mais fechado. Se sua casa tiver uma área um pouco maior, considere a hipótese de colocar uma parede e uma porta de correr, dividindo o quarto do restante espaço para um pouco mais de privacidade.

quitinete dividir espacos estante vazada

Estante vazada

Assim você poderá receber amigos sem que eles fiquem olhando sua cama. E, se seu imóvel tiver um pé direito duplo, dividir espaços é ainda mais fácil! Estude uma forma de colocar uma pequena escada dando acesso a um andar superior, utilizado para colocar a cama e descansar de forma mais tranquila.

Por fim, para conseguir que sua quitinete fica decorada de forma bonita, pense no espaço como um todo. Ainda que você crie áreas distintas, no geral todos os elementos devem combinar entre si, afinal todos ficarão visíveis no mesmo espaço. Tire tempo para conseguir combinar cores e materiais e consiga um estilo único!

quitinete pe direito duplo criar ambientes

Quitinete com pé direito duplo

Decorar espaços pequenos pode ser uma aventura, mas com imaginação, muita criatividade e bom gosto os resultados podem ser sempre surpreendentes!

Anterior Seguinte

Deixe seu comentário