Azulejos portugueses na decoração – charme e tradição!

Como ter o charme dos azulejos portugueses na decoração da sua casa? A gente te dá boas soluções sem ter que gastar muito!

História

Eles têm origem árabe e chegaram à Portugal depois de passar pela Espanha. Inicialmente era utilizado em decorações de igrejas e monastérios (note que muitos desenhos de azulejos antigos portugueses são painéis que contam partes da história do país). Chegaram ao Brasil e aqui também enfeitam muitas igrejas na Bahia, por exemplo.

azulejos portugueses historia

Azulejos portugueses no Brasil

Depois foram utilizados para decorar comércios e residências. Eles foram disseminados mais popularmente com desenhos de padronagens diversas, na maioria das vezes flores e “arabescos”.

azulejos portugueses tipos

Padrões em casa comercial portuguesa

azulejos portugueses decoracao

Lindos padrões

A moda dos azulejos portugueses

Em 2013 houve um resgate e modernização das padronagens de azulejos portugueses. Na moda, estampam de biquínes à terninhos! O azul e branco dos desenhos são agradáveis de olhar e ficam super chic!

azulejos portugueses moda roupas

Pucci e Prada

azulejos portugueses moda 2013

Em acessórios e até nas unhas!

Na Decoração

Encontrar azulejos que imitem os originais pode ser uma tarefa um tanto árdua, além de serem caros, pois são usualmente feitos à mão. Você pode procurar em lojas de azulejos especiais e de ladrilhos hidráulicos. Mas há uma solução mais prática pra quem quer apenas o efeito em casa.

azulejos portugueses decoracao

Parede de azulejos

azulejos portugueses decoracao

Moderno e clássico juntos

 

Adesivos de azulejos portugueses

Mas há uma solução! Se você quer ter em casa mas de uma forma mais barata e prática, você pode mandar fazer adesivos decorativos com estampa de azulejos portugueses! Procure os desenhos na internet e mande imprimir em vinil em uma boa gráfica!

azulejos portugueses dicas decoracao

Adesivos

E como proceder, produção?

Se quiser cobrir azulejos que você já tem em casa, peça para imprimir no tamanho certinho dos seus azulejos. Mas se quiser cobrir uma parede lisa, pode pedir para imprimir um adesivo do tamanho da área total, como se fosee um papel de parede (melhor que seja uma pequena área, apenas um detalhe, como em algumas dessas fotos.

azulejos portugueses adesivos decoracao

Adesivo imitando azulejos

Calcule direitinho a área que será coberta, para que os desenhos dos falsos azulejos não fiquem cortados no meio. Ou se ficarem, que seja de uma forma que pareça mais natural, como os de de verdade ficariam.

azulejos portugueses adesivo decorativo

Adesivo decorativo

Na minha busca internética até encontrei até um blog que tinha um tutorial de stencil de azulejos portugueses! Por que não?

Nos móveis e objetos

Que tal enfeitar um móvel, ao invés de uma parede? Use a imaginação!

azulejos portugueses inspiracao decoracao

Inspiração

azulejos portugueses objetos decorativos

Objetos inspiração

azulejos portugueses decoracao

Estampas em tecidos

Gostou? Então comente! Gostaria de uma outra matéria? Conta pra gente!

Anterior Seguinte
  • Ilda Gouveia Março 6, 2014 11:16 am edit

    Amei!!!!! a ideia é genial copiar os nossos azulejos para o mundo da moda e da decoração……… Parabéns

    Reply

Deixe seu comentário